segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Nhoque de batata com molho de carne moída e gratinado ao queijo



Ingredientes
Massa de nhoque básica - 6 porções
• 1kg de batatas
• 100g de queijo parmesão ralado
• 1 ovo
• 2 colheres de (sopa) de manteiga (50g)
• 200g de farinha de trigo
• Noz- moscada e sal

Modo de preparoDescasque as batatas e coloque-as em uma panela para cozinhar. Em seguida, passa pelo espremedor. Amasse a batata ainda quente com as mãos e misture bem até formar um purê consistente e liso. Rale a noz, junte com o purê e adicione o ovo, a manteiga, o queijo e sal a gosto.

Despeje a farinha de trigo sobre a massa e misture bem os ingredientes. Amasse com as mãos até obter uma massa lisa. Molde-a no formato de um rolo. Separe a massa e enrole em tiras compridas de 1,5 cm de diâmetro.

Usando uma espátula ou faca, corte as tiras em pequenos pedaços do mesmo tamanho. Cozinhe em água e sal. Quando subirem à superfície, retire com uma escumadeira. Sirva com molho de tomate, pesto ou outro de sua preferência. 
Molho de carne Moída:
Em uma panela  coloque um pouco de azeite extra virgem e doure  uma cebola cortada um cubos pequenos, adicione ervas de sua preferência, como alecrim, tomilho,orégano, manjericão,cheiro verde ou coentro picado. Refogue um pouco. Adicione a carne moída e mexa para misturá-la aos temperos. Deixe cozinhar por uns 10 minutos, quando preceber que ela já está cozida, adicione uma lata de molho pomarola. Acerte o sal a gosto, acrescente um pouco de pimenta-do-reino moída se for de seu paladar e desligue o fogo. 
Jogue o molho por cima do nhoque que deverá estar em uma terrine de vidro que possa ir ao forno, cubra com queijo parmesão, de boa qualidade, ralado grosso e leve ao forno até gratinar. Retire do forno e sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário